Malha Fina 2020: O que é? O que Fazer? Consulta e Restituição

Sempre que chega ao fim o período de envio das declarações do IRPF, os contribuintes ficam ansiosos para saber se as suas declarações foram aprovadas, ou se caíram na temida Malha Fina 2020. Este recurso da Receita Federal ainda põe medo em muitos dos contribuintes, pois cair na Malha Fina 2020 significa ter de fazer a declaração mais uma vez, além de estar sujeito até mesmo investigações! 

Malha Fina 2020

Malha Fina 2020

Para saber mais sobre esse procedimento, continue nos acompanhando!    

O que é a Malha Fina 2020?  

Basicamente, a Malha Fina 2020 é uma ferramenta da Receita Federal pela qual é possível fazer uma análise completa de todas as declarações do IRPF 2020 que são enviadas para o órgão todos os anos pelos contribuintes.

É a partir desta análise que são descobertos alguns erros, dos quais muitas vezes foram erros de digitação ou até incongruências com o valor para declarar Imposto de Renda 2020 relatado na declaração.

De toda forma, sempre que há erros na declaração IRPF 2020, este documento fica retido e o contribuinte deverá fazer uma nova e enviar para o órgão em determinado tempo estabelecido pela Receita Federal.  


Fatores que levam à Retenção da Declaração   

Como dito acima, até mesmo erros de digitação podem fazer com que a sua declaração Imposto de Renda 2020 seja retida pela Malha Fina 2020 e assim lhe obrigando a fazer uma nova, desta vez com tudo correto.

Veja abaixo os fatores mais comuns de retenção de declarações:  

  • Omissão de informações importantes à Receita Federal;   
  • Informações contrarias;  
  • Omissão do recebimento de aluguéis;  
  • Omissão da pensão alimentícia;  
  • Informações que não checam com o real valor;   
  • Falta de comprovantes necessários;   
  • Preenchimento incorreto das informações no formulário de envio.  

Malha Fina 2020

Por esses e até outros fatores que muitas das declaração ficam retidas na “peneira” da Malha Fina quando são checadas as informações em cada um dos documentos.  

Por isso que é de essencial importância a checagem de todas as informações pelo contribuinte antes de enviar a sua declaração para a Receita Federal.  


O que fazer ao cair na Malha Fina?

Quando você recebe a notificação de que a sua declaração está retida na Malha Fina 2020, você irá receber o seu documento novamente pela Receita Federal.  

Após isso, você deverá consertar todo e qualquer erro, por menor que ele seja de sua declaração e enviá-la novamente para o órgão pelo programa IRPF 2020 disponibilizado pela Receita Federal.

Para que você faça a correção de sua declaração, lhe será dado um prazo de até alguns dias para que conserte e reenvie sua declaração, desta vez, sem erros algum.  


Malha Fina Consulta    

É possível fazer uma consulta completa da sua declaração e assim saber se ela caiu ou não na “peneira” da Malha Fina e dessa forma você já se preparar para fazer a total correção dela e assim encontrar os erros de maneira mais fácil.  

Veja abaixo como:  

Malha Fina 2020

  • Faça o seu login no site, caso não tenha, basta criar uma conta;  
  • Após entrar, você poderá fazer uma consulta para saber a situação de sua declaração em relação a Malha Fina.  

Com isso, você já saberá antecipadamente se está livre de fazer novas correções ou não. 


Restituição de Declaração Retida 2020

Quando alguém acaba por atrasar o seu IRPF, geram-se dúvidas sobre como se dará a restituição caso a pessoa em questão poderia recebe-la em casos de normalidade. 

Bom, quando uma pessoa atraso o seu Imposto de Renda 2020, a sua restituição fica impossibilitada de ser feita, até que a declaração seja corrigida e entregue a Receita Federal devidamente preenchida.

Após refaze-la desta vez de forma correta, o cidadão poderá receber a sua restituição normalmente. 

Porém, caso não faça isso, esse direito será bloqueado e o contribuinte perde qualquer direito a receber qualquer pagamento. 

Para que o contribuinte possa saber quando será liberado o lote de pagamento da restituição e quem irá receber, será preciso fazer uma consulta pelo telefone ou entrar no site do órgão responsável, como descrito pelo jornal Estadão, veja abaixo: 

A lista com os nomes estará disponível a partir das 9h do dia 8 de abril no site da Receita. A consulta também pode ser feita pelo Receitafone (número 146). 

 

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 2

Malha Fina 2020: O que é? O que Fazer? Consulta e Restituição

Leave a Reply