Planejamento financeiro empresarial: como não falir a sua empresa

Planejamento financeiro empresarial: como não falir a sua empresa

O planejamento financeiro empresarial como fazer é uma estrutura muito importante e responsável pelo alicerce da empresa, contribuindo para o seu crescimento e amadurecimento, assim como favorece a vantagem competitiva ao negócio. 

Assim, se você deseja saber sobre o planejamento financeiro empresarial como fazer para que seu empreendimento tenha mais qualidade e saúde, evitando problemas e falência, este artigo vai lhe ajudar! Confira mais detalhes a seguir!

O que é o planejamento financeiro?

Sem dinheiro e um bom planejamento financeiro, sua empresa não tem chances de crescer e nem de obter um diferencial competitivo. 

Isso porque é através do planejamento financeiro que é possível criar um roteiro sobre as ações financeiras que serão realizadas ao longo dos meses em um negócio.

Também é por meio desse planejamento que é possível guiar as tomadas de decisão, principalmente relacionados aos investimentos, e ter base administrativa contábil e fiscal,  que será consultada posteriormente nesse documento. 

Além disso, vale ressaltar que se uma empresa não tiver um bom planejamento financeiro,  o gestor não conseguirá ter uma visão específica do negócio, podendo impactar em seu crescimento.

Afinal, dificilmente ele poderá contar com uma estimativa clara e precisa do fluxo de caixa,  o que impede a mensuração do seu lucro e até mesmo a ação preventiva para possíveis riscos e crises.

O planejamento financeiro também possibilita que os profissionais compreendam qual é o melhor momento para expandir o negócio.  

Por exemplo, é por meio do planejamento que a empresa consegue responder perguntas como se deve abrir uma filial ou reduzir os custos, quais processos precisam ser melhorados ou quais recursos que podem ser otimizados. 

Tudo isso, será respondido conforme o planejamento financeiro e o acompanhamento adequado desse documento. 

Quais os benefícios?

A partir da breve introdução que fizemos sobre o conceito do planejamento empresarial na área de finanças, já é possível perceber que esse documento contribui para:

  • A organização empresarial;
  • A prevenção diante de crises financeiras;
  • A visão sobre os pontos fortes e fracos da empresa;
  • O processo de entendimento sobre os recursos financeiros;
  • O crescimento empresarial. 

Além disso, com essa análise, é possível realizar o investimento em ações que façam sua empresa crescer e ter mais visibilidade, como é o caso do Marketing Digital, que é utilizado nas redes sociais, sites e blogs de uma empresa para alcançar os potenciais clientes e otimizar as vendas. 

Por isso é essencial que a empresa conte com um bom planejamento em suas finanças, para um melhor desempenho e atuação no mercado. Mas, como é possível fazer um bom planejamento?

Como fazer um bom planejamento financeiro para a empresa?

Primeiro, para fazer um bom planejamento financeiro é importante que ocorra a integração entre os setores. Entre os principais, podemos destacar o setor administrativo, recursos humanos, contabilidade, fiscal e de gestão de pessoas.

Ou seja, o planejamento deve integrar as equipes, identificando os custos, gastos operacionais, pontos de melhorias, margem de lucro e margem de contribuição. 

É um erro não integrar sua equipe no momento de criar um planejamento financeiro visto que podem haver receitas e gastos específicos, mas que devem constar no planejamento geral para o controle e desenvolvimento anual.

Outra questão importante é que a empresa não deve estimar um superfaturamento e, sim, verificar a compatibilidade dos lucros e cortar gastos que podem ser considerados como desnecessários ao negócio. Além disso, existem outras dicas que podem te ajudar, como:

  • Fazer o plano em uma planilha editável para registro a longo prazo;
  • Estabelecer metas e objetivos com o plano;
  • Identificar, de fato, quais são todas as despesas da empresa;
  • Entender as movimentações financeiras;
  • Elaborar um orçamento equilibrado;
  • Investir em ações de marketing que aumentem a visibilidade do negócio. 

Inclusive, existem várias redes sociais que podem ser utilizadas para ajudar o seu negócio a se desenvolver sem prejudicar o orçamento, como é o caso do Instagram Ads

A partir disso, falaremos sobre algumas estratégias do meio digital que podem ser utilizadas em sua empresa, trazendo novas receitas e oportunidades.

Estratégias e ferramentas de apoio 

Existem várias redes sociais que podem ser utilizadas por sua empresa para fazer postagens específicas para o seu público-alvo, aumentando o reconhecimento, credibilidade e área de atuação de sua marca. 

Mas, além das postagens orgânicas, ou seja, as que não são pagas, é possível criar anúncios por meio do conhecimento sobre como funciona o Facebook Ads. O facebook tem milhões de acessos por dia e é uma excelente ferramenta para atrair e fidelizar clientes. 

Assim, é possível definir metas sobre o tipo de publicidade criada, estabelecendo valores mínimos diários, conforme o objetivo e planejamento financeiro, visto que também consegue-se pausar e modificar a campanha no tempo estabelecido.

Com isso tem-se uma melhor resposta já que o público-alvo, a duração da campanha, o orçamento, dentre outros elementos que trazem muitos resultados para a empresa, com um investimento baixo, podem ser pré-estabelecidos.

Outra dica interessante também é entender como anunciar no Google Ads, que é uma ferramenta de busca que melhora o ranqueamento da empresa no momento de uma pesquisa. 

Por meio da criação de uma campanha e da escolha de palavras-chaves, sua empresa aparece em destaque, evoluindo no mercado e tendo um planejamento voltado para a otimização financeira, já contando com essas oportunidades de publicidade mais flexíveis.

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